Home » Notícias » ABCZ lança Marca do PMGZ durante ExpoGenética 2017

ABCZ lança Marca do PMGZ durante ExpoGenética 2017

Compartilhe isto:

A ExpoGenética 2017 ficará na história do melhoramento genético do rebanho bovino brasileiro com o lançamento da “Marca do PMGZ” pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). Os primeiros animais receberam a marcação na tarde desta terça-feira (22).

“A força do nosso PMGZ agora tem marca. Uma marca forte como o nosso programa”, destacou o presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, lembrando que o PMGZ é o maior programa de melhoramento genético do mundo e conta com mais de 1.900 criadores participantes do PMGZ Corte e mais de 370 no PMGZ Leite.

A marca do PMGZ é o grande lançamento desta Expogenética e ajudará no reconhecimento dos animais superiores. “Todos já reconhecem um animal PO, marcado com o caranguejo da ABCZ. Agora, o animal registrado com bom desempenho no PMGZ ganhará também essa outra marca, facilitando a identificação do zebu superior capaz de fazer a diferença numa seleção”, conta o presidente, destacando que recebeu a sugestão do técnico da ABCZ, Fábio Ferreira.

A marca do PMGZ tem formato de Z (de zebu) e, ao centro, o desenho lembra um DNA e o símbolo de infinito, demonstrando as possibilidades infinitas que o melhoramento genético oferece. Durante o lançamento, foram marcados animais de todas as raças participantes do PNAT: Brahman, Guzerá, Nelore, Nelore Mocho, Sindi e Tabapuã. O registro é feito na perna direita dos animais melhores avaliados.

Os criadores que tiveram os animais marcados já no dia do lançamento comemoram: “Temos uma grande satisfação de participar desse momento porque vemos que todo o nosso trabalho desenvolvido na fazenda é oficializado na marcação do gado”, disse a criadora de Sindi Helena Leonel.

O nelorista Antônio Ferreira de Brito também descreveu como uma honra muito grande participar desse momento tão importante para pecuária nacional. “Eu já me dedico há mais de 50 anos à seleção e agora estou colhendo os frutos”, afirmou.

O primeiro Brahman com a marca foi do criatório de Adalberto Cardoso. “Tem um sabor de dever cumprido. O resultado que esse programa traz para o rebanho é importantíssimo e, ao longo do tempo, isso ficará ainda mais evidente: a necessidade da avaliação genética”, comemorou.

Faeza Rezende – Imprensa ABCZ

 

Compartilhe isto: