Home » Notícias » ExpoGenética 2017: Uberaba começou a receber animais inscritos

ExpoGenética 2017: Uberaba começou a receber animais inscritos

Compartilhe isto:

A ExpoGenética 2017 começa no dia 19 de agosto, mas Uberaba já começou a receber as estrelas da feira. O primeiro zebuíno a chegar, foi o touro Nativo da Amazônia, exemplar da raça Brahman, do selecionador Alcides Teixeira da Rocha. O touro veio do Rio Branco (AC) e percorreu mais de três mil quilômetros para chegar à cidade. Ele ficará alojado na Central Uberaba até o dia 14 de agosto quando acontece a recepção dos animais procedentes de mais de 700 km.

O animal participará do Programa Nacional de Touros Jovens (PNAT) É a primeira vez que o pecuarista Alcides Teixeira da Rocha pioneiro na criação de gado Brahman no Acre participa da ExpoGenética. A família adquiriu os primeiros lotes animais (PO) em 2006 e com apenas uma década de seleção já teve vinte touros pré selecionados para participar da ExpoGenética 2017, mas resolveu trazer apenas um exemplar para a feira. “A expectativa é divulgar o nosso trabalho. Eu acredito muito no PMGZ”, declarou o filho do pecuarista, Pedro Teixeira da Rocha.

Entre os dias 14 e 18 de agosto acontece à recepção dos animais. A abertura oficial está marcada para o dia 21 de agosto, às 08h da manhã. A expectativa é que participem do evento deste ano 700 exemplares das raças zebuínas. A décima edição da feira acontece entre os dias 19 e 27 de agosto no Parque Fernando Costa em Uberaba (MG).

Outras informações podem ser obtidas através do telefone (34) 3319-3843 ou pelo e-mail pmgz@abcz.org.br. O regulamento da ExpoGenética 2017 pode ser conferido no site: http://www.abcz.org.br/Exposicoes/Conteudo/25344-Regulamento?expo=expogenetica

Sobre o PNAT

O Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens seleciona reprodutores zebuínos registrados com idades entre 18 e 30 meses onde os animais precisam ter o iABCZ máximo 5% para a raça Nelore e 10% para as raças Brahman, Gir, Guzerá, Indubrasil, Sindi e Tabapuã. Como diferencial, conta com um processo de seleção democrático com a participação de criadores, técnicos e centrais de inseminação. Os animais têm doses de sêmen distribuídas gratuitamente a propriedades cadastradas na ABCZ, promovendo a democratização do melhoramento genético.

Ao todo, 480 touros já participaram das sete edições do PNAT, 92 congelaram e tiveram suas doses distribuídas por centrais parceiras, sendo que no total, já foram entregue mais de 60.000 doses aos rebanhos colaboradores em 22 estados brasileiros. Só em 2016 foram 243 rebanhos colaborados.

PNAT

É durante a ExpoGenética que acontece a divulgação dos touros classificados pelo PNAT (Programa Nacional de Touros Jovens). Em 2017, a expectativa é reunir no Parque Fernando Costa 70 reprodutores das raças Brahman, Guzerá, Indubrasil, Nelore, Nelore Mocha, Sindi e Tabapuã. Este ano, tivemos uma inovação para a seleção de touros das Raças Nelore e Nelore Mocha, com a adoção do Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar na FAZU, prova esta que está em andamento e com elogios de criadores e técnicos de todo o país. Para o próximo ano – 2018, a expectativa é que todas as raças de corte participem do Teste.

Agenda PNAT

  • 18/08 – Chegada dos animais
  • 23/08 – 8h – 12h – Votação dos touros PNAT pelos criadores
  • 23/08 13h30-17h30 – Votação dos touros PNAT pelos técnicos da ABCZ
  • 24/08 8h – 12h – Votação dos touros PNAT pelas Centrais de Inseminação
  • 25/08 9h-12h – Divulgação do Resultado do PNAT 2017
Imprensa ABCZ | Por Taís Cristina Ferreira

 

Compartilhe isto: