Home » Notícias » Parceiros do projeto Carne de Zebu vão receber sêmen

Parceiros do projeto Carne de Zebu vão receber sêmen

Compartilhe isto:

O Gerente de Melhoramento da ABCZ, Lauro Fraga, e o Superintendente Adjunto de Melhoramento Genético, Henrique Ventura, visitaram as centrais da ABS e da Alta Genetics para acertarem os últimos detalhes sobre as remessas de sêmen dos touros que serão testados em fazendas de 13 parceiros do projeto Carne de Zebu. Além das duas centrais, também fazem parte do projeto Bela Vista, CRV Lagoa e Semex.

A expectativa é que os parceiros recebam o sêmen nos próximos dias. Nesta primeira etapa, ao todo, 5 mil vacas serão inseminadas com material genético de 17 touros. Para garantir que todos os touros sejam testados igualmente, os acasalamentos serão ao acaso e com o mesmo número de vacas. Vale destacar que o projeto utiliza touros avaliados no Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ), incluindo os classificados no Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (PNAT).

O projeto tem como objetivo mostrar a eficiência da utilização de touros Puros de Origem (PO) de raças zebuínas na produção de carne. Para isso, as progênies os touros serão acompanhadas e avaliadas desde o nascimento até o abate. Durante o período, os animais serão pesados a desmama e ao soberano e, nessa última fase, será medido o perímetro escrotal de todos os machos. Também serão feitas avaliação visual e ultrassonografia de carcaça. Por fim, a qualidade da carne será avaliada durante o abate técnico.

Por Faeza Rezende – Imprensa ABCZ | Adaptação – Imprensa AGT

Compartilhe isto: