Home » Notícias » Publicações sobre guandu, agricultura e pecuária de precisão podem ser acessadas gratuitamente

Publicações sobre guandu, agricultura e pecuária de precisão podem ser acessadas gratuitamente

Compartilhe isto:

O produtor rural interessado em recuperação de pastagens ou ainda em conhecer melhor a agricultura e pecuária de precisão já pode acessar, gratuitamente, no portal da Embrapa duas publicações disponibilizadas pela Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos, SP).

A circular técnica “Consorciação com guandu na recuperação de pastagens degradadas, uma tecnologia de duplo propósito: adubação verde e pastejo consorciado diferido” possui como autores os pesquisadores Patrícia Anchão Oliveira, Frederico de Pina Matta e Rodolfo Godoy.

Nela o leitor conhecerá a recomendação de um método alternativo para a recuperação de pastagens, que dispensa o uso de herbicida no plantio e usa uma roçada anual para o manejo do guandu para a adubação verde com o remanescente do material roçado.

O método permite ao guandu desempenhar duas funções principais no consórcio com as pastagens tropicais, fornecer forragem de alto teor proteico aos animais na época da seca e funcionar como um adubo verde diponibilizando quantidade significativa de nitrogênio à pastagem.

“O potencial de uso das tecnologias de agricultura e pecuária de precisão e automação” é tema de uma publicação com os pesquisadores Alberto Bernardi, da Embrapa Pecuária Sudeste; Ariovaldo Luchiari Junior, da Embrapa Informática Agropecuária (Campinas – SP); Naylor Perez, da Embrapa Pecuária Sul (Bagé – RS) e Ricardo Inamasu, da Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP).

Além de contextualizar a automação e agricultura de precisão na Embrapa, a obra aborda a automação na produção animal, a pecuária de precisão, identificação e monitoramento animal, geoprocessamento, estimativas da produção de forragem e integração de informações na pecuária de precisão.

Na avaliação do presidente do Comitê de Publicações da Embrapa Pecuária Sudeste, Alexandre Berndt, “as publicações trazem as nossas contribuições e de parceiros em temas extremamente atuais, com informações obtidas em anos de pesquisas e que estão presentes e podem ser aplicadas ao cotidiano do agricultor e do pecuarista”.

Edilson Fragalle – Embrapa Pecuária Sudeste
Compartilhe isto: